segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alice no País das Maravilhas de Tim Burton....decepcionei

O filme que poderia ser o maior filme de Tim Burton, onde sua visão cinematográfica poderia se soltar de uma maneira impressionante. Era o que eu esperava quando anunciaram o filme, era o que eu lia em quase todos os sites e blogs, era o que o povo conversava o assunto era esse.
Não foi o que aconteceu, nem de perto parecia um filme de Tim Burton, apesar de ter um clima sombrio, e quase chegar lá, faltou muito. Principalmente roteiro, o filme é raso, sem profundidade, começa com uma premissa ótima, o retorno da Alice ao Mundo das Maravilhas já quase com 20 anos achando que tudo era um mundo de fantasia com o qual tinha pesadelos a vida toda. Mas do momento em que ela cai pelo buraco do coelho até a cena final o filme se resume a uma corrida dos personagens de um lado para outro da tela. Se fosse o filme da Corrida Maluca não teria tanto corre, corre, tadinho do cachorro do filme.

Em meia hora de filme minha namorada comenta ao meu lado: - Sei lá, mas o filme não me cativou! E realmente não cativa. Assistir o filme ou não é algo que não vai fazer diferença na sua vida, muita gente ficou na esperança que esse filem é um daqueles eventos imperdíveis, afinal juntar o universo criado por Lewis Carrol com a mente insana de Tim Burton seria o casamento perfeito, mas é decepcionante. Não que eu esperasse algo genial ao ver o filme, ou que a minha expectativa fosse grandiosa, porém, o filme peca por ser simples e sem propósito.

Tem gente que afirma que o motivo é a Disney que meteu o bedelho, por isso o filme não ficou bom, mas acho que o erro do filme está na pretenção de torná-lo um evento cinematográfico. Primeiro que ele não tem necessidade alguma de ser 3D, afinal vê-lo com ou sem óculos não dá diferença nenhuma. Sem contar que foi o pior filme em 3D que já vi, as imagens pareciam mais fotos chapadas em superposição que elementos palpáveis. O engraçado é que os trailers que passaram antes estavam sensacionais e o 3D impressionante.

Os personagens estão todos caracterizados como sempre, o gato Cheschire é o mesmo, Absolem a lagarta azul também, a lebre, o coelho branco, mas o chapeleiro, óh o chapeleiro, minha outra decepção, afinal Johnny Deep não acrescentou nada demais e o personagem ficou apenas uma mistura de Willy Wonka , Jack Sparow e Edward mãos de tesoura. Adoro ele como ator tenho quase todos os seus filmes, mas não vou dizer que gostei só para agradar.

O filme peca por se tornar parecido com um dos fracassos da Disney que foram os filmes do universo de Nárnia, afinal tudo caminha para uma batalha igualzinha, só que muito mais boba. E a Alice é a escolhida, já encheu o saco os filmes terem que ter o escolhido, sempre tem a pessoa que é a salvadora do unniverso e não aceita isso até o último minuto, se conscientiza que é o tal escolhido e do nada se torna a pessoa que garante a vitória. É um vício que nasceu com Matrix, o povo acha que se um filme fez sucesso você tem que copiar elementos dele para funcionar e desde então a industria do cinema se tornou algo cheio de efeitos especiais e sem conteúdo algum. Se você assistir o primeiro Matrix verá que nem são tantos efeitos especiais assim no filme, mas todos que estavam ali serviam para conduzir o roteiro e nunca o contrário. Já nas sequencias eles destruiram tudo, fazendo efeitos especiais para carregar o filme.

Resumindo Alice no País das Maravilhas tem qualidade técnica mas faltou o principal, o roteiro. Se  vai ver só pelo senhos Deep não tem muita coisa diferente do que ele já fez, sem dúvida a performance mais "fui lá bater cartão" da vida dele. O personagem não tem profundidade. E os personagens só correm de um lado para o outro e tudo culmina num fim idiota. Dancinha feliz de girar cabeça? Caramba que ridiculo...Titio Burton perdeu a mão...



ATUALIZAÇÃO - PARA ENTENDER LEIA OS COMENTÁRIOS DO POST

Tenho o direito de não gosta de algo, ainda mais quando acompanho e sou fã dos envolvidos, muito mais fã do que muitos até que estão aqui me criticando, pois tenho os dvds dos filmes do Tim Burton e do Depp, bonecos e o escambal(original e lindo)por isso, por pagar por algo, posso mostrar meu descontentamento. Sobre eu não saber o que é fantasia etc, etc, só podem dizer isso por me conhecerem muito mal, pois, uma das coisas que mais admiro são contos de fantasia e universos fantásticos.

Posso falar que não gostei por conhecer muito bem o universo ali retratado, posso não me sentir satisfeito por não achar que foi retratado como poderia por ser, justamente com as pessoas mais competentes possíveis no comando.

Sobre o comentário: "...Fala negativamente de Alice mas acha mto super inedito uma historinha brega de amor adolescente, camuflado em cosias q nem existem.. parabens!! Gosto é quem nem..." Então, Primeiro que não acho super inédito, acho bem cliche, segundo minha cara pessoa que não assina comentário, acho os filmes de Crepúsculo muito ruins, sempre digo isso, os filmes são péssimos na questão "cinema" da coisa. Em se tratando de ilustração do livros até vai bem. Mas quem não leu nem conhce  nada dos livros só serve pra deixar a pessoa perdidinha. E para constar você está num blog que satiriza Crepúsculo, exatamente por que tem tantos cliches que fica divertido.

Pra quem outra pessoa anônima que me critica por eu não ter milhões de dólares e falar mal de um filme que lucra tudo isso e blá blá blá e além disso falar que sou ridículo, parabéns, você conseguiu ser pior pois, nem coragem de assinar o comentário teve. Um filme lucra milhões na sua abertura nos cinemas exatamente pela curiosidade gerada. Depois disso acontece a queda na arrecadação, e muitos filmes ruins acabam tendo uma ótima bilheteria exatamente por conseguir gerar expectativa, igual o Homem Aranah 3 que é ruim de doer e é o que teve maior arrecadação de bilheteria.

Larissa, não é que não entendi o filme, eu entendi a mensagem, o que quiseram passar. Porém, eu já tenho 30 anos e já vi muitos filmes, já li muito sobre Alice já vi muita coisa e sei do potencial que tem e do quanto faltou. Tem filmes que eu achava que eram sensacionais que depois de alguns anos fui assistir e pensei..nossa, que droga..continuei curtindo pela magia e nostalgia que me trazem, mas com a consciencia de que a execução do filme foi mal feita.

Não sou só eu que não gostou, muito mais pessoas não gostaram, então não posso estar de todo errado. Na sessão de cinema que eu fui vi mais pessoas saindo decepcionadas e até xingando o filme do que elogiando e olha que a sala lotou todas as cadeiras.

Desculpem o enorme comentário mas achei necessário...acho que vou postar como atualização também..é vou fazer isso ( E FIZ COMO PODEM VER ^^)...Abraço

24 comentários:

Anônimo disse...

Faloui tudo!!!!!!!!!

Fabi disse...

Concordo com vocÊ!!! O filme ficou muito aquem do esperado.
Foi mais para um resumão.. ainda estou esperendo a versão completa do filme.
Agora, falar mau de um personagem do Depp eu não consigo. rsrrss...
Faltou aprofundamento em todas as partes, menos na hora em que ela cai no buraco!!!

vlw!!!

Bianca disse...

olha, eu ia assistir esse filme, + pelo que eu estou vendo, nem vale a pena. Todos estão falando que o filme é uma droga. Eu em, vou é olhar se tem algo + interessante no cinema.

Katha disse...

Bom, realmente ficou muito menos do que o esperado, e com certeza a parte do 3D foi HORRÍVEL, como você disse, os trailers estavam com um 3D MUITO melhor.

Anônimo disse...

Ái credo.....num fala assim da dancinha do Johnny..rsrs..não péra..concordo que foi besta, bobo..mas assim...eu esperava tbm uma dancinha melhor improvisada, estavam dando desde o começo do filme akele suspense, axei que seria algo "SURPRESAAAAA".
Infelizmente, colocaram Johnny nessa, mas é a kra dle fazer esse tipo de personagem, algo fora do comum.
Não me surpreendi vê-lo atuando nesse filme, fora que há um momento de Edward-mãos de tesoura, quando ele faz a roupinha da Alice em baixo da mesa..rs, e eu achando que iria ter um final diferente, imaginei que Johnny apareceria no final do filme como um marido para Alice, pois se derão bem no mundo das maravilhas.
Enfim eu esperava mais também do filme, mas não adianta sempre estamos indo atras do que é novo. E isso sempre acontece de nos decepcionarmos ou não, resta agora a estréia do ECLIPSE, vamos esperar para ver....

carol disse...

eu gostei do filme, mas talvez seja pq eu nao esperava mto dele, concordo com vc na parte de ela discordar de tudo desde o começo da historia e na hora da batalha, PUF, se transforma no cara.
mais ea espero mais do que isso, parece sim soh um resumo de td, mesmo eu nao conhecendo a historia toda...

Alice Barella disse...

nem tiro nem boto tbm vi o filme e nem é legal o quanto falam

Lais disse...

concordo sobre o 3D, mas discordo sobre o Johnny, e sobre o Tim Burton, acho q foi a Disney q interferiu demais... se o diretor tivesse feito tudo do jeito dele seria bem mais delirante e mais legal... a Disney anda decepcionando muito... mas no geral foi um bom filme... pelo menos deu pra desestressar e curtir um momento de descanso... hehehe

Lais disse...

esqueci de comentar sobre um detalhe q faz toda a diferença... a trilha sonora do filme está impecável!

Lulu disse...

Concordo com TUDO o que você disse Robson(menos com a parte do Johnny Depp, mas enfim... ) Eu esperava mais do filme, e por isso, me decepcionei também.
acho q foi a Disney q interferiu demais... se o diretor tivesse feito tudo do jeito dele seria bem mais delirante e mais legal... a Disney anda decepcionando muito...+1
Ah, e só para terminar: Você vai continuar á fazer as tirinhas da Alice no MaraVelhas né? Afinal, não é só por que você não gostou do filme, que aí vai deixar de fazer as tirinhas... Muita gente gostou do MaraVelhas(inclusive eu, que achei que a paródia ficou melhor que o própiro filme...), e se você parar, vai ser mais decepção ainda... Já basta o filme original ser "mais ou menos"!
Ah, mas mesmo assim: Se terminar com o MaraVelhas, continue o Crepusculinho, POR FAVOR! =D

Anônimo disse...

Acho q talvez o filme pode ter decepcionado mto algumas pessoas ... por causa da grande divulgação do filme, ai as pessoas esperavam algo incrivel, achei o filme legal, e o johnny também achei q o papel combina com ele, q sempre escolhe alguns papéis estranhos :)

Anônimo disse...

Fogo, esta gente esta toda malucas...

Em 2 anos, o filme Alice no País das Maravilhas foi do 3 melhores filmes para mim.

O filme esta espectacular!!!

Lalá, Anna, Nina, Lara e Luiza disse...

É triste dizer que existem pessoas sem capacidade de entender a maravilha que há nesse filme... Alice é um clássico... Tim Burton e Jhonny Depp são uma dlupa perfeita! Não são apenas personagens correndo, tudo faz parte de uma trama perfeita... Sensibilidade é o necessário para entender o que se passa por tras de tudo isso !!!!
Tenho apenas 11 anos e será impossível que uma criança tenha mais coompreensão do que um adulto?
Espero, que quando for ler seus comentários caro Robson Reis, tenha uma ideia mais ampla e uma sensibilidade maior... É verdade que a Disney interferiu, mas de um jeito mágico... A vida de Alice se transforma em um sonho!!!
6 coisas impossiveis antes do cafe !!! Algo mais lindo do que isso???
Espero que pense um pouco...

Obrigada por ler,
Larissa, 11 anos

Anônimo disse...

Ah, filha. Isso não cola. Gata, eu também não gostei nem um pouco, e acho que o Depp está igual á sempre ¬¬ Cara, broxei total.

E a dança no final.. UÓ.

Anônimo disse...

Fiquei triste como post, mais triste ainda por que é verdade!
É mesmo uma pena, ótimo elenco, direção e uma história incrível. Mas não deu certo dessa vez!

- Sem falar na trilha sonora que nem apareceu no filme!

Anônimo disse...

Putz, mano, eu já tava com receio de ver esse filme, agora então... Já fiquei com MUITO receio de ver qdo fiquei sabendo que a Avril Lavwhatever ia fazer a música da trilha... A música é muito ruim! :p Já ouviu?

Triste... tinha realmente de tudo pra ser um filme bom. Não vi ainda, mas só estou ouvindo comentários ruins, não tô muito animada... :/

Anônimo disse...

Cara pessoa do comentário acima. Avril Lavwhatever ? Não, não sei quem é essa. Eu conheço uma Avril Lavigne. A música é ruim? Tá bom. Então me responda esta pergunta: Quantas músicas "ruins" ficam no topo do Billboard ? Pense sobre isso. Ah, caro Robson Reis, se um dia você for ler essa merda, quero que saiba que; primeiro: o filme é MUITO bom. Se você achou o filme uma porcaria, pense: Cadê meu filme que vai lucrar milhões de dólares? WTF?! COMO ASSIM EU NÃO TENHO? Então, antes de meter pau em algum filme, analise isso. Segundo: os filmes do universo de Nárnia são um fracasso? EURI. Por acaso algum filme fracassado concorre ao Oscar? Deus, você é muito ridículo!

Amanda Pitta disse...

Isso são comentários de pessoas ignorantes, que não têm um ponto de vista crítico. O filme Alice é um clássico, onde só pessoas capacitadas e com uma visão ampla pode entendê-lo. Pessoal, parem de criticar algo que vocês não conseguiram nem ao menos entender... Pra criticarmos algo temos que ter argumentos para isso, e eu estou percebendo que nenhum dos críticos tiveram... Afinal, pensem nisso e assistam novamente o filme, podendo enxergar a fantasia e eu tenho certeza que vocês entenderão!

Anônimo disse...

ahh... otimo deve ser filmes de menininhas indecisas entre vampiros porpurinados que nada tem a ver com as verdadeiras historias de vampiros.. e meninos indios q viram lobos gigantes... Fala negativamente de Alice mas acha mto super inedito uma historinha brega de amor adolescente, camuflado em cosias q nem existem.. parabens!! Gosto é quem nem ** ...

Robson Reis disse...

Tenho o direito de não gosta de algo, ainda mais quando acompanho e sou fã dos envolvidos, muito mais fã do que muitos até que estão aqui me criticando, pois tenho os dvds dos filmes do Tim Burton e do Depp, bonecos e o escambal(original e lindo)por isso, por pagar por algo, posso mostrar meu descontentamento. Sobre eu não saber o que é fantasia etc, etc, só poem dizer isso por me conhecerem muit mal, pois, uma das coisas que mais admiro são contos de fantasia e universos fantásticos.

Posso falar que não gostei por conhecer muito bem o universo ali retratado, posso não me sentir satisfeito por não achar que foi retratado como poderia por ter justamente as pessoas mais competentes possíveis no comando.

Sobre o comentário: "...Fala negativamente de Alice mas acha mto super inedito uma historinha brega de amor adolescente, camuflado em cosias q nem existem.. parabens!! Gosto é quem nem..." Então, Primeiro que não acho super inédito, acho bem cliche, segundo minha cara pessoa que não assina comentário, acho os filmes de Crepúsculo muito ruins, sempre digo isso, os filmes são péssimos na questão "cinema" da coisa. Em se tratando de ilustração do livros até vai bem. Mas quem não leu nem conhce nada dos livros só serve pra deixar a pessoa perdidinha. E para constar você está num blog que satiriza Crepúsculo, exatamente por que tem tantos cliches que fica divertido.

Pra quem outra pessoa anônima que me critica por eu não ter milhões de dólares e falar mal de um filme que luvra tudo isso e blá blá blá e além disso falar que sou ridículo, parabéns, você conseguiu ser pior pois nem coragem de assinar o comentário teve. Um filme lucra milhões na sua abertura nos cinemas exatamente pela curiosidade gerada. Depois disso acontece a queda na arrecadação, e muitos filmes ruins acabam tendo uma ótima bilheteria exatamente por conseguir gerar expectativa, igual o Homem Aranah 3 que é ruim de doer e é o que teve maior arrecadação de bilheteria.

Larissa, não é que não entendi o filme, eu entendi a mensagem, o que quiseram passar. Porém, eu já tenho 30 anos e já vi muitos filmes, já li muito sobre Alice já vi muita coisa e sei do potencial que tem e do quanto faltou. Tem filmes que eu achava que eram sensacionais que depois de alguns anos fui assistir e pensei..nossa, que droga..continuei curtindo pela magia e nostalgia que me trazem, mas com a consciencia de que a execução do filme foi mal feita.

Não sou só eu que não gostou, muito mais pessoas não gostaram, então não posso estar de todo errado. Na sessão de cinema que eu fui vi mais pessoas saindo decepcionadas e até xingando o filme do que elogiando e olha que a sala lotou todas as cadeiras.

Desculpem o enorme comentário mas achei necessário...acho que vou postar como atualização também..é vou fazer isso...Abraço

Anônimo disse...

eu adorei o filme e todos os meus amigos tbém é um ótimo filme até os pais dos meus amigos adoraram o filme eu já vi 3 vezes

Camila disse...

Achei ótimos seus comentários, Robson!
Acho que faltou muita, mas muita coisa em Alice! Tanto de Tim Burton e Johnny Deep!
A atuação do segundo foi tão fraca (comparado com o que normalmente ele faz) que a lebre (doidona) tava mais interessante que o Chapeleiro!
Sempre rio horrores com a atuação do Johnny, mas dessa vez, não consegui rir nem um pouquinho. E olha que o personagem dele é (ou deveria ser) engraçadíssimo.
Além disso, comparado aos dois livros, em que o filme foi baseado, faltou tanta coisa no roteiro! E não por se tratar de cinema e ter que se adaptar muita coisa, mas simplesmente se perder ao longo das atuações.
Achei divertidinho o filme, em algumas partes, mas fiquei muito triste de se perder tanto da história. Acho que é tudo.

Marcela Gobette disse...

Eu fui assistir o filme por causa da minha amiga,junto Johnny Depp e Alice no Pais das Maravilhas,ela quase infarto,eu gostei do filme,eu olho mais a história do q essas coisas de tecnicas,sei la como fala...Eu sou super fã de Twilight,concordo o 1° filme foi uma bosta em termos tecnicos...Nada a ver com o livro,foi minha curiosidade pelo livro q me fez levar a me apaixonar perdidamente por crepusculo...Cada um tem seu gosto,tem gente q é ignorante,sem ofenças.Se todo o mundo tivesse o mesmo gosto,ia ser chato,não ia ter conversas e argumentos,eu aceito os argumentos...Cada um tem uma explicação inteligente p/ seu gosto.Mesmo o Crepusculinho zoando dos cliches de Crepusculo,eu gosto,ver a Bella tonta é D+,é ter outra versão da história...Tirar aquele jeito de adulto da Bella é o Maximo!!
Obrigada pela atenção

Briella disse...

Eu fui ver o filme pq sou apaixonada pelos personagens de Depp, gostei de Alice só por causa dos efeitos e figurinos. Depois fui ler os livros de Carrol e meo, NADA A VER!! O filme concerteza fez o verdadeiro autor se revirar no caixão...