terça-feira, 9 de março de 2010

PERGUNTAS FREQUENTES

Pessoal estou aqui para conversar um pouco com vocês e falar sobre minhas participações nos eventos, contato com o público, trabalho com a tirinha. Esclarecer um monte de coisas sobre o Crepusculinho e sobre como funciona o por trás dos panos da história das tirinhas. Um monte de pessoas acha que enriqueci com Crepusculinho, que tiro proveito dos personagens de outros, me mandam recados desaforados, acham que existe uma equipe por trás de tudo quando na verdade não é bem assim. Então abaixo terei alguns tópicos importantes para ajudar no esclarecimento de várias questões. Esse texto vai ficar permanente no blog, é só acessar o botão dúvidas frequentes que poderá voltar a acessar as informações que passo aqui. E também passar para algum amigo. Fui o mais sincero possível...

Quantas pessoas fazem ou trabalham Crepusculinho?

Fazendo as tirinhas, ilustrações, wallpapers, desenhando e editando o gibi, fazendo material promocional, indo aos Correios para enviar produtos, empacotando produtos, respondendo emails, criando coisas para o público apenas uma, eu mesmo. Nos primeiros meses minha irmã me ajudou fazendo o trabalho de asessoria de imprensa, nas atualizações de internet e na fabricação dos bonecos de pano. Porém, ela precisava fazer as coisas dela e não teria como fazer isso por mais tempo. Durante os eventos alguns amigos me ajudam a tomar conta do stand e a atender as pessoas, mas tudo na camaradagem. Minha namorada me ajuda atualmente a manter os Orkuts em dia e a manter os emails atualizados. Minha mãe ajuda na hora de fazer os bonecos. Mas 90% de tudo faço sozinho.

Por que as vezes você responde rápido e outras demora tanto? Por que meu produto atrasou? Por que o frete é tão caro?

Quando minha irmã deixou a parte de assessoria eu peguei o bonde andando e tinham muitos emails pra responder. Fui tentando responder o mais rápido possível, porém, para cada 10 que eu respondia chagavam 100, o que acontecia era que algumas pessoas já tinham negociado com ela o produto, pago, mas eu ainda não tinha chegado a ler o email com o comprovante de entrega, então até chegar nesses emails demoravam alguns dias porque eu comecei lendo do mais antigo para o mais recente.

Depois tinha que separar tudo que foi pedido e fazer os pacotes. Porém, nisso já chegavam mais emails, aos poucos a coisa toda virou uma bola de neve. O problema é quando o produto voltava ou era extraviado, porque ai tinha que mandar de volta. No caso do lançamento do gibi muitas pessoas tiveram atraso por que simplesmente o gibi voltou. Em outros casos não sabemos até hoje o paradeiro deles. E enviei outros mesmo assim. Então tinha: a lista dos pedidos de pré-venda, novos pedidos e os que tiveram seu gibi extraviado. Sem contar a quantidade absurda de pessoas que mandaram endereço errado. O pior, hoje em dia não da pra reaproveitar os selos. Ou seja para cada gibi que dava problema uma nova postagem saindo do meu bolso.

O frete caro para produtos como bonecos, marca páginas, para a bolsa(que esgotou graças a Deus) é um problema dos Correios, tudo vai pela taxa de entrega deles. Se você pede mais produtos no mesmo pedido o frete fica menor. Por exemplo sua encomenda pesa uns 600 gramas vai ser cobrado um kilo. Se você reunir amigos para dividir o frete e pedir um kilo de produtos você economiza no frete e divide com alguém.

Faço o possível para ser bem atento com todos que mandam email, com todo mundo que entra em contato, porém existem dias em que a quantidade de emails é absurda e fica dificil responder todo mundo.

Quanto a direitos autorais?Não tem medo de ser processado? A Steph Meyer já viu a tirinha? Você não tem vergonha de ser um safado que rouba ideias dos outros? Não tem vergonha na cara? Está enriquecendo as custas dos outros seu salafrário?

Tá certo as últimas perguntas acima são meio ofensivas, porém, eu recebo um monte de recados, emails, comentários no blog, com essa conotação e vários muito, mas muito mais ofensivos. Só não recebi ameaça de morte. Mas, vamos responder as questões…

Crepusculinho é uma paródia. As paródias podem ser feitas e não infrigem a lei dos direitos autorais. Senão você nunca veria filmes como Todo Mundo em Pânico, a revista MAD não existiria e o Maurício de Souza já teria perdido todas suas posses por fazer histórias usando Star Wars, Homem Aranha, Superman, Batman e um outro tanto de personagens que já foram utilizados e comercializados em suas revistinhas. Sobre marca registrada também não tem problema Crepusculinho é um nome inventado, não existe essa palavra, e a marca registrada deles é Twilight, Twilight Saga, New Moon, Crepúsculo, Lua Nova…

Não me acho um safado, nem nada por causa da tirinha, eu fiz uma brincadeira com duas tirinhas e acabou que me pediram para fazer mais, não roubei a idéia e niguém, apenas brinco com as situações, invento outras, se analisarmos atualmente os personagens tem personalidade e se portam de maneira independente do livro, ganharam caracteristicas próprias. Eu particularmente preferia fazer sucesso com algum personagem criado por mim, isso é óbvio, espero alcançar isso em breve com as histórias em quadrinhos que vou lançar e com vários livros em que vou participar como autor, co-autor e ilustrador. Espero que Crepusculinho tenha se tornado uma boa vitrine.

Não tenho nenhum conhecimento se a Steph viu, leu ou conheceu alguma ilustração de Crepusculinho e se o fez não se importou, não ligou, nem ao menos se manifestou. Acho que ela deve ser ocupada demais para se importar com uma tirinha de internet produzida no Brasil. Eu adoraria que ela visse, gostasse e quisesse tornar tudo um produto oficial, ai sim eu ganharia alguma coisa.

Não enriqueci com Crepusculinho. Dizer que não ganhei nada é mentira, deu para pagar algumas contas. Mas nunca sobrou grana. Os produtos são vendidos praticamente a preço de custo, para facilitar que todos tenham acesso. Foram produzidos apenas por que pediram para ser feitos, não existia plano para nenhum deles. A tirinha mesmo foi um sucesso inesperado. Ai você pode vir com outra pergunta…

Você acabou de falar acima que recebe quantidades absurdas de emails com pedidos, então como não ganha muita grana?

Simples eu recebo muitos pedidos, mas não disse que todas as vendas são concluidas. De cada 200 emails que recebia pedindo um orçamento de produtos tal, melhor forma de frete, apenas um concretizava a compra. As vendas pelo email se tornaram complicadas por isso. Ter que responder individualmente cada pessoa com pedidos diferentes, fazer cálculos, fazer propostas de produtos que encaixariam e barateariam o frete. Depois de responder os emails com pedidos e dúvidas ter que responder todo mundo que concretizou a venda.

Um problema comum de acontecer são as pessoas não seguirem um procedimento simples que já vinha nas “regras de compra” . Esse procedimento era que quando você depositasse o dinheiro na conta e enviasse a cópia do comprovante pelo email deveria vir no assunto da mensagem escrito : COMPROVANTE DE PAGAMENTO

Porém a maioria das pessoas não mandava com esse assunto e vinha com o o assunto inicial por exemplo : dúvidas sobre o gibi ;bonequinha da alice; ou apenas: EU QUERO

Com isso a mensagem se misturava com as demais e ocorria atraso com o pedido por culpa da própria pessoa. Por isso resolvi aderir à loja online (http://crepusculinho.lojapronta.net) ali a pessoa vê o que tem disponível, ela mesma vê quanto sai o frete e só vou receber emails dos pedidos que forem realmente efetuados.

Com todo esse trabalho (sim é trabalhoso) acabei me dedicando totalmente ao Crepusculinho, não conseguindo mais pegar trabalhos de freelance em publicidade e de ilustração, desistindo de algumas oportunidades para poder comparecer aos eventos, que de certa forma são onde os produtos tem uma melhor saida. E falando em eventos vamos para as questões sobre eles.

Por que vocês não vem fazer um evento na minha cidade? Por que nunca vem aqui? Como eu faço para você fazerem um evento? Quanto você cobra? Você dá palestra? Você trás brindes oficiais da Intrínseca e da Paris Filmes?

Não faço evento de Crepúsculo, eu vou nos eventos que me convidam para ir. Por exemplo: um fã clube fez um evento, achou que seria legal eu ir então ele se organizava com os membros fazia o evento como bem entendessem e me chamavam dessa forma eu ia. Nunca cobrei para ir em eventos, porém, as despesas com transporte, alimentação e estadia tem que ser por conta da organização do evento, também que pudesse levar os produtos Crepusculinho por que o povo sempre pede. Seria um tanto injusto querer que alguém seja a atração no seu evento e ela ter que pagar para isso.

Indo no evento, eu me disponibilizava a dar palestras, interagir, tudo normal e de boa, gosto de conversar com as pessoas que tem carinho pelo meu trabalho. Acho divertido, além de achar que se a pessoa está ali para me ver eu tenho que dar a atenção necessária.

Não trabalho nem para a Intrínseca nem para a Paris Filmes, porém eles sabem da minha existência e apoiaram, ainda mais que divulgo eles de graça. Porém, não tenho brindes, não sei de nada promocional e nunca estreitamos relações. Só uma vez ganhei alguns cartazes de Crepusculo usados para premiar algumas fãs, que foram dados por um representante da Paris filmes.

Conheci muita gente bacana e fiz amizades em vários lugares, Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Londrina, São Paulo…Ai você se pergunta…Ué não tiveram eventos em mais cidades? E te respondo que tecnicamente sim, na pratica foi diferente. E agora começa o outro lado da história.

Muitos fã clubes entraram em contato comigo, de várias partes do Brasil, marcamos data, combinamos uma série de coisas, eu me programava, fazia uma série de procedimentos, agendei e na cara do gol simplesmente entravam em contato dizendo que não teria evento. Teve casos de a pessoa sumir e só me dizer que não teria evento faltando menos de uma semana, quando depois de insistir muito consegui então uma resposta. O pior que nesse caso eu tive uma ótima proposta de ir em outro evento, de importância nacional, com cache (o único que me ofereceram até hoje) , hospedagem, alimentação, viagem de avião e recusei para ir no encontro de fãs que já estava marcado para a mesma data, que seria em um salão, eu ficaria hospedado na casa de alguém, e iria viajar 12 horas de busão. Recusei por que tinha marcado primeiro e eu tenho noção do que é compromisso.

Só sei que desde que voltei de Londrina todos os eventos foram desmarcados, sem aviso prévio, Tinham uma média de 2 por mês e foram desmarcando e acabei prejudicado por que eu abandonei minhas aulas de desenho na qual era o instrutor, para poder ir viajar em todos os eventos que havia marcado. Minhas aulas eram de quinta, sexta e sábado, dias em que normalmente acontecem os eventos.

Por isso tomei uma decisão e só irei a eventos mediante um contrato e se for um evento com patrocínio e que seja realmente confirmado, ou que sejam do grupo Otaku no Ie, por que acontecem na cidade vizinha da minha e posso ir facilmente além dos organizadores serem conhecidos meus e eu ser colaborador.

Técnicamente os meus últimos eventos serão Otaku no Nipo 2010 dias 20 e 21 de Março e os de lançamento do livro Anjos Caídos, que acontecerão a partir dia 09 de Abril de 2010 em Gôiania-GO, Brasília-DF, e depois na Bienal do Livro de Belo Horizonte.

Depois deles tentarei voltar a ativa com as aulas de desenho, freelances, ilustrando livros. Por que me dedicar totalmente pelo que pude perceber foi um erro, por confiar demais e não ter garantias de que iria dar certo.

Você vai parar com a tirinha? Não encontrei o gibi na minha cidade? Por que não tem Crepusculinho em banca de jornal? Por que você não coloca nas bancas? Quantas edições vão ser? Você vai fazer tirinha de Eclipse e Amanhecer? O gibi número 2 já é Luar inovador?
A tirinha vai continuar até eu satirizar os 4 livros ou seja…teremos o Eclipse e o Amanhecer. Luar Inovador vai completar 60 tirinhas, totalizando com todas as outras 100 tirinhas. A partir do Eclipse você pode notar a mudança no layout da tirinha e espero que agrade.

O gibi não vai ser encontrado em banca nenhuma, nem em livraria nenhuma por que nenhuma editora se interessou. Só existirá a venda online e através do Crepusculinho Shop (http://crepusculinho.lojapronta.net). Não tenho como colocar nas bancas por que é necessário distribuição. Fazer contrato com distribuidores, ter uma tiragem que compense pagar por isso, mas o gibi tem tiragem de mil edições, precisaria de pelo menos uns 6 mil para justificar esse gasto. Sem contar que não tenho como arcar com isso. Fora que das mil edições temos ainda umas 450 disponíveis. Ele está a disponível desde 01 de Outubro de 2009 temos praticamente 6 meses de comercialização e não acabou ainda. Talvez se estivesse vendido em banca já teria acabado em um mês. Mas não é uma realidade possível para o momento.

Pretendo lançar no máximo 5 edições com a história de Crepusculinho completa. Mas não acho que deva sair gibi sobre Luar Inovador, Eclipse ou Amanhecer. Isso só o tempo dirá. A idéia do Gibi veio de pedidos, então resolvi explorar bem o começo da história, algo que não fiz nas primeiras tirinhas, que não seguiam a cronologia, mostrando personagens que nunca tinham aparecido até então. Se for fazer Luar Inovador será numa edição única de mais páginas contando a história toda de uma vez. Só que é apenas uma idéia não sei se irá se realizar ou se será viável.

A segunda edição não é Luar inovador, continua contando a vida da Bela e como ela conhece os vampiros. Sabe eu me divirto muito fazendo cada parte da história e tenho me divertido ao fazer personagens como a Jéssica.

Por quanto tempo mais você pretende fazer Crepusculinho?


Não sei por quanto tempo, analisando Amanhecer tem muita história para contar e só ele dê mais de 100 tirinhas. Mas é óbvio que não vai durar para sempre, não são personagens em que eu possa me dedicar a vida e juntar esforços, lutar para continuar como o Maurício fez pela turma da Mônica, Ziraldo com Menino Maluquinho. É uma brincadeira com algo que gosto, uma vitrine para meu trabalho, mas uma vitrine que talvés não sirva para quando eu lançar algo totalmente meu. É bem possível que ao lançar algo que não tenha nenhuma ligação com Crepúsculo eu não ganhe repercussão nenhuma e tenho total consciência disso, mas no dia que Crepusculinho acabar é por que acabaram minhas idéias para brincar ou por que a brincadeira perdeu a graça. Mas vai demorar um tempo ainda para isso acontecer.

9 comentários:

Lulu Cullen disse...

Puxa, simplesmente A-DO-RE-I este post! Falou tudo Robson! (tudo MESMO!) Não aguentava mais ver gente dizendo que você plagiou os personagens da Meyer! (Tem gente que não sabe o que significa a palavra PARÓDIA!--')
Depois de ler todo esse texto fiquei surpresa do trabalho que você tem para conseguir fazer tudo a atender á todos. E o pior de tudo isso é que enquanto você tava aí ralando, eu tava aqui reclamando da falta de tirinhas. Estou me sentindo culpada! :(
Senti pena quando soube que você tinha deizado de fazer aulas de desenho. Puxa, você fez isso mesmo? Você fez questão de abrir mão de muitas coisas por causa do Crepusculinho e das suas fãs! (E eu aqui reclamando! --')
Parabéns Robson, você está melhorando cada vez mais, só é uma pena você não estar ganhando grana! Deu até vontade de comprar o Gibi agora mesmo, mas não vai dar... (Motivos pessoais...) Bom, enfim, boa sorte! :D

Lais disse...

faço minhas as palavras da Lulu... ainda to sem grana pra comprar o gibi... mas ateh o fim do mes com ctz vou pedir o meu...
achei q nem tivesse mais...
parabéns pelo trabalho robson!!

IsA disse...

Eu adorei o post...
mais eu queria saber o porque de nunca ter recebido o meu pingente de celular da alice...e nunca ter recebido nenhuma resposta sobre isso =/

Anônimo disse...

Essas tirinhas são muito boas, toda semana venho no blog p/ ver novidades(as vezes venho mais de 1 vez por semana =P).
Em relação aos personagens, eles tem personalidades diferentes, o Edward Cullen veio no Brasil, mas só o Eduardo Colher foi na Ana Maria Braga(as tirinha Edu no Brasil são muito engraçadas!).O Robson pega situação do livro e transforma em coisas engraçadas, q raramente é encontrado no livro, o humor.
Parabens pelo trabalho, e continue assim, esse blog é muito bom!!

Cris disse...

Gostei do post. E fiquei feliz em saber que vc vem pra bienal do livro em BH...

Enfeitisando disse...

Robson,

Acabei de ler os livros faz pouquissimo tempo e descobri o Crepusculinho no site Forforks. Você não tem idéia, eu fiquei alucinada !!! Seu trabalho é muito bom !!! Eu estou apaixonada por suas tirinhas !! Vou pedir os gibis com certeza e estou muito empolgada em saber que você vai coninuar criando ! Por favor, não pare !!! É excelente !! Tenho certeza que se a Stephenie visse, ia ficar muito lisongeada. As ilustrações são foférrimas e as piadas sensacionais !! A minha preferida até agora é "amo muito tudo isso" Simplesmente brilhante !!! Não se deixe abater pelos críticos, concentre-se em pessoas que como eu, acham que você é um gênio ! Parabéns pela iniciativa !

Briella disse...

meo... esse povo que gosta do crepusculo tem que acabar, É MUITO ESCANDALO PRA POUCA MERDA! Vai todo mundo ler O DRÁCULA e vcs vão mijar toda vez que ouvir falar desse assunto...¬¬'

Lulu Cullen disse...

Briela, primeiro, nós gostamos do que quisermos, então respeite isso ok? Não é porque você não gosta de coisas diferentes que ai você pode sair xingando por aí como bem quer. Se é para xingar Crepúsculo, então crie um crítica CONSTRUTIVA!
Segundo: Se não gosta de Crepúsculo, o que tá fazendo aqui?

Anônimo disse...

Isso mesmo Lulu, vc está + do que certa.O número de amantes de Crepúsculo nunca vai acabar nem em 2100!
Mesmo que diminuir eu sempre irei amar toda a saga Crepúsculo.
PS: Robson, quando sairá o Mara Velhas 5 ?????

Amooo suas tirinhass